SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES – SEI – BÁSICO

ONLINE 100% AO VIVO

21 de agosto de 2025

José Rivaldo Cadete Imbeloni

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Pre-Inscrição

*A pré inscrição não gera nenhum tipo de cobrança.

Este treinamento pode ser realizado na modalidade InCompany – O Curso In Company pode ser realizado em qualquer cidade do país, presencial ou EAD, apresentando inúmeras vantagens, nesta modalidade e em sua forma de realização – Acesse aqui e saiba mais.

OBJETIVOS

Capacitar os servidores para a utilização básica do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

 

JUSTIFICATIVA

O SEI é uma ferramenta que tem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando desta forma, a virtualização destes. Reduz o tempo de realização das atividades por permitir a atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente. Apresenta-se como uma solução flexível para ser adaptada à realidade de órgãos da Administração Pública Federal, independente dos processos e fluxos de trabalho.

Os impactos decorrentes da implantação do SEI na mudança cultura e nos processos de trabalho só podem ser minimizados com a realização de uma capacitação que compreenda toda a instituição e que demonstre de forma clara a operacionalização do sistema SEI e possíveis formas de adequar as atividades desenvolvidas no ambiente analógico para o mundo digital.

 

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas pelo instrutor José Rivaldo Cadete Imbeloni. Será conduzido com a utilização do próprio sistema em ambiente de homologação, demonstrando suas funcionalidades na prática e com breves demonstrações de aplicabilidade no dia-a-dia em alguns processos de trabalho, abrindo-se margem para discussões e reflexões sobre a adoção do processo eletrônico e seus impactos no desenvolvimento das atividades diárias


PÚBLICO ALVO

Servidores e colaboradores que utilizam ou vão utilizar o sistema SEI no seu dia a dia.


FACILITADOR

JOSÉ RIVALDO CADETE IMBELONI – Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília, Pós-Graduado em Gestão Pública. Pós-Graduado nas Novas Tendências do Direito Público e Gestão Governamental. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Servidor da Carreira de Gestão de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal. Ex-Conselheiro titular representante do Poder Executivo Federal no Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. Coordenador de Documentação e analista de negócios, responsável pela gestão de documentos e pela publicação dos atos oficiais da Presidência da República. Gestor responsável pela parametrização e Suporte do Sistema Eletrônico de Informações – SEI/PR, bem como pela parte de capacitação do sistema para todos os usuários dos órgãos vinculados à Presidência da República. Também ministra várias capacitações em diversos órgãos para uso básico e avançado do sistema SEI, dos seus módulos e de instrução processual no sistema. Participa diretamente das políticas de implantação, monitoramento e evolução do processo eletrônico no âmbito da Presidência da República.


PROGRAMA

1. Introdução

  • Decreto 8539/2015 e Processo Eletrônico Nacional – PEN;
  • O que é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
  • Objetivos e funcionalidades do SEI;
  • Acessando o sistema.
  • Tela inicial e menus.

2. Operações básicas com processos e documentos

  • Iniciando um processo;
  • Criando documentos internos;
  • Editando documento;
  • Barra de Ferramentas;
  • Assinando um documento;
  • Criando um texto padrão;
  • Criando um modelo de documento;
  • Versões;
  • Incluindo documento Externo e autenticar;
  • Uso do OCR;
  • Excluindo um documento do processo;
  • Cancelando um documento;
  • Dando ciência em um documento;
  • Verificando o histórico do processo;
  • Enviando um processo;
  • Recebendo processo na unidade;
  • Atribuindo processo a um usuário;
  • Inserindo anotações;
  • Abrindo um processo existente;
  • Relacionando processos;
  • Removendo relacionamento;
  • Anexando um processo;
  • Abrindo processo anexado;
  • Duplicando um processo;
  • Concluindo um processo;
  • Tela de retorno programado;
  • Incluindo processo em Acompanhamento;
  • Sobrestar processo;
  • Pesquisa no SEI e no processo;

3. Operações básicas com blocos

  • Blocos internos;
  • Bloco de reunião;
  • Bloco de Assinatura;

4. Outros itens

  • Marcadores;
  • Ações em lote;
  • E-mail;
  • Gerar PDF e ZIP do processo;
  • Atualizar andamento;

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS – EAD

Incluso: Aulas online e ao vivo, material didático em PDF, exercícios, certificado de participação.

Dentro de um ambiente completamente virtual, Oferecemos:
Aulas com transmissão Online Ao Vivo;
Didática e metodologia totalmente adaptadas a realidade virtual;
Material didático em PDF e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;
As aulas ficarão disponíveis para acesso, por 30 dias após o término do curso;
O certificado estará disponível para download após o término do curso, com aproveitamento mínimo de 75%;

 

LOCAIS E DATAS

ONLINE 100% AO VIVO

21 de agosto de 2025 (4 horas/aula)

13h30 as 17h30


OPÇÕES DE INVESTIMENTO

Opção 01 → EAD → Individual → R$ 890,00

Pre-Inscrição

*A pré inscrição não gera nenhum tipo de cobrança.

* Valores especiais para grupos de dois ou mais participantes, consulte-nos.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O empenho ou comprovante de pagamento deve ser enviado via email: contato@grupoz9.com.br

A inscrição do participante será confirmada somente após o recebimento da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

Assegure sua participação e colabore para a realização do evento, efetuando sua pré-inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para eventos realizados em Brasília/DF e 7 (sete) dias para eventos realizados em outros Estados. O Grupo Z9 confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu deslocamento (se for o caso) e, comparecimento.

O Grupo Z9 reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

 

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS (EAD):

Antes do início da aula EAD, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES – SEI – BÁSICO