SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES – SEI – BÁSICO
ONLINE 100% AO VIVO
21 de agosto de 2025
José Rivaldo Cadete Imbeloni
Pre-Inscrição
*A pré inscrição não gera nenhum tipo de cobrança.
Este treinamento pode ser realizado na modalidade InCompany – O Curso In Company pode ser realizado em qualquer cidade do país, presencial ou EAD, apresentando inúmeras vantagens, nesta modalidade e em sua forma de realização – Acesse aqui e saiba mais.
OBJETIVOS
Capacitar os servidores para a utilização básica do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.
JUSTIFICATIVA
O SEI é uma ferramenta que tem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando desta forma, a virtualização destes. Reduz o tempo de realização das atividades por permitir a atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente. Apresenta-se como uma solução flexível para ser adaptada à realidade de órgãos da Administração Pública Federal, independente dos processos e fluxos de trabalho.
Os impactos decorrentes da implantação do SEI na mudança cultura e nos processos de trabalho só podem ser minimizados com a realização de uma capacitação que compreenda toda a instituição e que demonstre de forma clara a operacionalização do sistema SEI e possíveis formas de adequar as atividades desenvolvidas no ambiente analógico para o mundo digital.
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas pelo instrutor José Rivaldo Cadete Imbeloni. Será conduzido com a utilização do próprio sistema em ambiente de homologação, demonstrando suas funcionalidades na prática e com breves demonstrações de aplicabilidade no dia-a-dia em alguns processos de trabalho, abrindo-se margem para discussões e reflexões sobre a adoção do processo eletrônico e seus impactos no desenvolvimento das atividades diárias
PÚBLICO ALVO
Servidores e colaboradores que utilizam ou vão utilizar o sistema SEI no seu dia a dia.
FACILITADOR
JOSÉ RIVALDO CADETE IMBELONI – Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília, Pós-Graduado em Gestão Pública. Pós-Graduado nas Novas Tendências do Direito Público e Gestão Governamental. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Servidor da Carreira de Gestão de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal. Ex-Conselheiro titular representante do Poder Executivo Federal no Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. Coordenador de Documentação e analista de negócios, responsável pela gestão de documentos e pela publicação dos atos oficiais da Presidência da República. Gestor responsável pela parametrização e Suporte do Sistema Eletrônico de Informações – SEI/PR, bem como pela parte de capacitação do sistema para todos os usuários dos órgãos vinculados à Presidência da República. Também ministra várias capacitações em diversos órgãos para uso básico e avançado do sistema SEI, dos seus módulos e de instrução processual no sistema. Participa diretamente das políticas de implantação, monitoramento e evolução do processo eletrônico no âmbito da Presidência da República.
PROGRAMA
1. Introdução
- Decreto 8539/2015 e Processo Eletrônico Nacional – PEN;
- O que é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
- Objetivos e funcionalidades do SEI;
- Acessando o sistema.
- Tela inicial e menus.
2. Operações básicas com processos e documentos
- Iniciando um processo;
- Criando documentos internos;
- Editando documento;
- Barra de Ferramentas;
- Assinando um documento;
- Criando um texto padrão;
- Criando um modelo de documento;
- Versões;
- Incluindo documento Externo e autenticar;
- Uso do OCR;
- Excluindo um documento do processo;
- Cancelando um documento;
- Dando ciência em um documento;
- Verificando o histórico do processo;
- Enviando um processo;
- Recebendo processo na unidade;
- Atribuindo processo a um usuário;
- Inserindo anotações;
- Abrindo um processo existente;
- Relacionando processos;
- Removendo relacionamento;
- Anexando um processo;
- Abrindo processo anexado;
- Duplicando um processo;
- Concluindo um processo;
- Tela de retorno programado;
- Incluindo processo em Acompanhamento;
- Sobrestar processo;
- Pesquisa no SEI e no processo;
3. Operações básicas com blocos
- Blocos internos;
- Bloco de reunião;
- Bloco de Assinatura;
4. Outros itens
- Marcadores;
- Ações em lote;
- E-mail;
- Gerar PDF e ZIP do processo;
- Atualizar andamento;
INFORMAÇÕES ADICIONAIS – EAD
Incluso: Aulas online e ao vivo, material didático em PDF, exercícios, certificado de participação.
Dentro de um ambiente completamente virtual, Oferecemos:
Aulas com transmissão Online Ao Vivo;
Didática e metodologia totalmente adaptadas a realidade virtual;
Material didático em PDF e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;
As aulas ficarão disponíveis para acesso, por 30 dias após o término do curso;
O certificado estará disponível para download após o término do curso, com aproveitamento mínimo de 75%;
LOCAIS E DATAS
ONLINE 100% AO VIVO
21 de agosto de 2025 (4 horas/aula)
13h30 as 17h30
OPÇÕES DE INVESTIMENTO
Opção 01 → EAD → Individual → R$ 890,00
Pre-Inscrição*A pré inscrição não gera nenhum tipo de cobrança.
* Valores especiais para grupos de dois ou mais participantes, consulte-nos.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O empenho ou comprovante de pagamento deve ser enviado via email: contato@grupoz9.com.br
A inscrição do participante será confirmada somente após o recebimento da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.
Assegure sua participação e colabore para a realização do evento, efetuando sua pré-inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para eventos realizados em Brasília/DF e 7 (sete) dias para eventos realizados em outros Estados. O Grupo Z9 confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu deslocamento (se for o caso) e, comparecimento.
O Grupo Z9 reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS (EAD):
Antes do início da aula EAD, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
- Computador com bom desempenho;
- Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
- Webcam e microfone;
- Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
- Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.